Como se procede o estabelecimento de uma política de comunicação digital empresarial? E onde encontro modelos para esboçar um projeto? Obrigado.

É preciso definir o que a organização quer nas mídias sociais. A política deve conter diretrizes para que funcionários, parceiros e outros stakeholders que tenham ligação com a organização saibam como se identificar ao mencioná-la nas redes sociais online.

Normalmente, tais políticas discorrem sobre o uso profissional das mídias sociais pelo público interno, mas também indicam comportamentos a serem exercidos no campo pessoal. As normativas incluem responsabilidade pelos conteúdos postados nas redes sociais; transparência e identificação (mostrando o vínculo empregatício); respeito à audiência; e conhecimento do código de conduta das organizações. Esse tipo de política responsabiliza o produtor de conteúdo ao mesmo tempo em que se vale de sua rede de contatos. A idealização destas normas tem sido atribuída a comitês interdisciplinares dentro das organizações que envolvem a área de recursos humanos, comunicação, marketing, jurídico, segurança da informação e por vezes, também, a agência responsável pela comunicação em mídias sociais é convidada a opinar.

Modelos para se esboçar um projeto podem ser encontrados no site da IBM (Social Media Guidelines), da Intel (http://www.intel.com/sites/sitewide/pt_BR/social-media.htm), da Coca-Cola e da Kodak. Basta procurar no Google.

O que você quer saber? Mas, cuidado, to longe de ser um oráculo!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>